Benvindo ao site pessoal de Marcel Leal, publicitario, radialista, webmaster de Itabuna, sul da Bahia

Quem sou
Who Am I
Curriculum (Por)
Curriculum (Eng)
 
Meus Sites
Entre Outras Coisas
Jornal A Região (BA)
Rádio Morena FM 98.7
Calango.com
Grapiuna Web
Sul da Bahia
Jupará Records
Jornal The Brazilian
Verao.com
Bank of Domains
London Daily
WarpX

Rede Morena

Bandido menor, crime maior

    Tenho acompanhado com atenção e preocupação o aumento da bandidagem cometida por menores, desde tráfico de drogas até estupro e assassinatos. Em comum nestes crimes a constatação de que o crime tem o mesmo resultado, independente da idade do autor, e a total impossibilidade de fazer com que o criminoso pague por seus crimes.
     O menor que estupra, espanca, trafica e assassina é protegido pelo Estatuto do Menor e da Adolescência, uma lei dita de "primeiro mundo". Grande besteira. No primeiro mundo o menor criminoso é julgado como adulto e punido de acordo com o seu crime. Lá, um assassino é um assassino.
     Aqui chegamos a um ponto em que a sociedade não tem como se proteger dos criminosos menores de idade. Eles raramente são presos, pois a policia sabe que em poucos minutos estarão de volta às ruas. Pior, temem prender um menor e ser acusados de abuso junto ao Ministério Público.
     O trabalho sujo das quadrilhas e máfias passou a ser feito pelos menores, agraciados pela impunidade legalizada pelo Estatuto. Traficantes usam menores para vender a droga ou assassinar desafetos. A policia só pode assistir impassível ou apelar para a ilegalidade, em vários niveis.
     Não defendo e nunca defenderei a ilegalidade, por mais que se justifique. Se a lei está errada, deve ser mudada. E obedecida até que isto aconteça.
     Está na hora de a sociedade se perguntar até que ponto a infância e a adolescencia pode e deve ser protegida. Que lição o menor assassino tira de sua impunidade? Onde começa o direito de a sociedade ser protegida dos menores? Onde termina a proteção que deve ser dada aos menores?
     O assunto é urgente e precisa ser debatido já. Muitas familias já perderam seus filhos, pais, parentes e amigos, assassinados por menores que sairam rindo da delegacia.
     Outras familias são ameaçadas diariamente pelos criminosos de menor idade. Mulheres são estupradas e pessoas sequestradas sem que se possa punir o bandido devido à sua idade.
     É muito bonito falar em "proteger as criancinhas", "garantir os direitos das crianças" e "educar o adolescente", mas ninguém lembra dos direitos e da vida das vitimas de marginais menores de idade. Minha opinião pessoal é a de que o menor infrator deve receber penas alternativas para crimes leves, como roubo (sem arma), agressão sem risco de vida, vandalismo.
     Já os menores que matam, estupram, sequestram e vendem drogas deveriam ser julgados e penalizados como o adulto que habita dentro deles. Eles sabem muito bem o que fazem e as consequências de seus atos. É preciso ser muito inocente para achar que não sabem.
     Está aberto o debate. Sem demagogia nem hipocrisia. Apenas a realidade das ruas.

Radio e' Morena

Volta para a capa



Busca Mundial

dmoz.org

Calango! o Portal da Bahia

Ultra Busca RM

Boletim
Coloque seu e-mail aqui para receber


2001-2002© Marcel Leal. E-mail para a coluna: Marcel@Leal.com.