Transgênicos ou não?
A questão é comercial e delicada
De um lado o governo querendo liberar o plantio de produtos transgênicos, que são alimentos modificados em laboratório para ter melhor rendimento, resistência a doenças, produtividade, sabor e teor nutritivo.
De outro, ONGs que consideram os alimentos transgênicos perigosos para a saúde e querem mais pesquisas e mais tempo antes de liberar o plantio.
Esta é a discussão filosófica do assunto. Mas existe a comercial.
Em qualquer atividade comercial, os que chegam antes garantem uma posição forte no mercado. Os que chegam depois precisam gastar muito mais e se contentar com as migalhas. É assim em tudo.
Um fato relevante é que esta discussão já dura mais de dez anos na Europa e até hoje não se viu nenhum efeito nocivo ao homem vindo de um alimento transgênico.
Claro que isto não significa que não poderá haver. Assim como é possível que a tv cause câncer no cérebro, por exemplo, depois de 60 anos assistindo. Quem sabe?
Outro fato relevante é que o Brasil, ficando fora do mercado de transgênicos, pode perder todo o mercado de seus produtos agrícolas, ultrapassados por alimentos melhores e mais baratos.
Dificilmente o país vai conseguir vender alguma coisa se posicionando como um lugar de alimentos puros e saudáveis, como imaginam algumas ONGs. Até porque, para conseguir uma safra decente, usamos toneladas de agrotóxicos, estes de prejuízo comprovado à saúde.
Não seria melhor usar a biologia (as modificações em laboratório) para combater as pragas e o baixo rendimento?
Marolas na internet
O iG comprou o HpG e com isso jogou areia nos planos da Globo, que também disputava o portal de hospedagem gratuita.
A Globo queria comprar o HpG para ver se sobe no ranking de propriedades pongando no talento alheio, já que com o seu está difícil.
Anunciando há mais de um ano que será o maior portal da internet, o da Globo não consegue sequer ficar entre os dez maiores num mercado que só tem onze grandes...
No de propriedades, onde soma-se a visitação de todos os sites que pertencem a um mesmo grupo, a Globo é a décima, novamente num mercado que só tem dez grandes proprietários...
A compra do HpG pelo iG também deve mudar o ranking de propriedades de forma inédita. Pela primeira vez o Universo Online pode perder a liderança.
O iG passará a ter 4,96 milhões de visitantes únicos (2,52 seus mais 2,44 do HpG), contra um total de 4,61 milhões do UOL.
Claro que na prática isto pouco significa, já que o importante mesmo é a visitação individual de cada site. E aí o UOL reina absoluto, com o dobro da concorrência.
Rapidinhas
Virus - O virus SirCam está fazendo grandes estragos na privacidade de quem é infectado por ele. Ao se instalar na máquina o SirCam inclui o virus em qualquer documento de sua pasta Meus Documentos e o envia a todos os endereços de email que encontra no seu computador.
Exposto - Claro que a carta de sua amante, os dados de seu cartão de crédito ou o relatório de vendas de sua empresa podem estar sendo enviados, neste momento, para muita gente - inclusive sua mulher ou seu concorrente...
Evite o vexame - Antes de mais nada, não abra anexos de emails que tenham a frase Hi, How are you ou Oi, como voce esta. É o virus em ação. Depois, use uma pasta diferente para seus documentos, já que todos os virus deste tipo vão procurar na pasta Meus Documentos. Finalmente, pegue no provedor Grapiuna uma ferramenta da Symantec que elimina o virus. Tem só 69kb e pode ser baixado neste link (clique com o botão direito, depois salvar como...)
Leia isto - Eu não saio de casa nas quartas-feiras antes de ler, do topo ao final, o site Observatório da Imprensa. Você com certeza nunca mais vai ler/ver/ouvir notícias do mesmo jeito. Vale mais que quatro anos de univeridade de jornalismo.
Volta para a capa
|
Busca Mundial
|