Minha vida em resumo
Eu fui "fabricado" em uma fazenda de cacau no sul da Bahia, mas vim ao mundo na Maternidade do Brás, em São Paulo, SP.
A mistura de caráter dos dois lugares é responsável pelo que sou hoje.
De Itabuna eu aprendi a gostar da vida, das pessoas, a conversar e tudo sobre hospitalidade. De São Paulo aprendi a trabalhar duro, conhecer todas as novas tecnologias e estar sempre à frente, com um pé no futuro...
Tive uma infância maravilhosa e uma adolescência incrível em Itabuna. Depois, em 75, com 15 anos, mudei para São Paulo, onde estudei primeiro na Escola Estadual Paulo Egydio de Carvalho (Vila Maria), depois no Colégio Batista Brasileiro (Perdizes) e então na Universidade de São Paulo.
Lá me formei em Propaganda e Marketing em 84, defendendo uma tese (nota 9,9) sobre uso eficiente das cores na criação de embalagens.
Entre 1980 e 1984 trabalhei na então GFM/Propeg de São Paulo (hoje só Propeg), dois anos como produtor gráfico e dois outros como redator, trabalhando em contas como Audium e Bravox. Ao mesmo tempo, fotografava como free-lance para editoras e outras agências.
Pouco depois de voltar a Itabuna eu iria voar para a Inglaterra, onde passei um excelente ano (1985) fazendo o curso de Produção e Direção de TV da BBC. Tenho orgulho em dizer que não só fui o único brasileiro a fazer este curso, como também fui o destaque da minha turma.
No começo de 86 voltei a Itabuna e passei dois anos planejando e montando a Rádio Morena, uma estação de FM que revolucionou e inovou profundamente o rádio regional desde 87 e que teve a primazia de ser a primeira emissora com programação 100% digital na América Latina, em 1991.
Hoje também administro um selo regional (Jupará Records), o jornal regional mais lido da Bahia (A Região) e um provedor de internet (Grapiuna.com). A internet se tornou uma paixão e um negócio que vai do registro de domínios ao jornalismo online, sempre me dando uma enorme satisfação.
Falo inglês fluente e posso entender espanhoI e italiano. Sou um usuário de Linux desde 1998 (e muito feliz com ele). Já tive 17 gatos, hoje tenho 3, uma cadela (Tini), uma esposa maravilhosa, Sandra, e uma filha que só me dá orgulho e felicidade, Kira.
Fui Star Correspondent no programa mundial de rádio World Chart Show, baseado em Los Angeles, enquanto ele ficou ativo e membro da Laras (Grammy Latino). Viajei bastante pela Europa, Califórnia e Florida (EUA) e vários estados no Brasil. Escalei o pico das Agulhas Negras.
Semanalmente escrevo um editorial em A Região, faço um podcast no Anchor.fm, apresento um programa ao vivo na Morena FM (Mesa Pra 2, quartas, 15h), mantenho uma conta no Twitter (@marcelleal). Gosto de ler, ver séries e filmes, viajar, jogar no PS4.
Gostou? Repasse...